Criar uma Loja Virtual Grátis

A grande casa de Deus

A grande casa de Deus

Jesus cuida do Seu Corpo

Olá, irmãos, a Paz e a Graça do Senhor.

Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo” (Efésios 5:23). Que Corpo é este? É o Corpo de Cristo, a Igreja. Paulo explicou muito bem, com a inspiração de Deus, aos Coríntios (e a nós): “Ora vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular” (1 Co 12:27). “Porque somos membros do seu corpo” (Efésios 5:30).

Claro que Paulo usa uma figura (um corpo) para nos explicar melhor o povo de Deus. Outras formas usadas para falar da Igreja de Jesus é “lavoura” e “edifício” (1 Coríntios 3:9), “casa” (Hebreus 3:6), “templo” (2 Coríntios 6:16), “Nova Jerusalém” (Apocalipse 21:2), etc.

Vamos refletir um pouco sobre a capacidade de Jesus em administrar seu Corpo. Jesus é plena e perfeitamente capaz de tomar conta do seu Corpo? Sim, por certo. Veja esta parábola: “Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou? E, se porventura a acha, em verdade vos digo que maior prazer tem por aquela, do que pelas noventa e nove que se não desgarraram. Assim, também, não é a vontade do vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca” (Mateus 18:12-14).

Você pode pensar que apesar de não ser da vontade do Pai que um dos pequeninos se perca, Ele pode permitir isso. Mas, você tem certeza disso? A palavra é “pequenino”. Você se acha “adulto” (antônimo de pequenino) por estar com Jesus? Se você é diferente deste “pequenino” que possivelmente (vamos supor) possa se perder, “quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?” (1 Co 4:7). E o que acha do conselho de João: “O homem não pode receber coisa alguma, se lhe não for dada do céu” (João 3:27). E o de Tiago: “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes” (Tiago 1:17).

A Bíblia diz que é Graça de Deus estarmos com Jesus. E se estivermos com Jesus, ou melhor, se Jesus estiver conosco, “não é a vontade do vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca” (Mateus 18:14). Jesus disse: “a vontade do Pai que me enviou é esta: que nenhum, de todos aqueles que me deu, se perca, mas que o ressuscite no último dia” (João 6:39).

A vontade do Pai é que Jesus nos ressuscite no último dia, o Dia do Senhor. E Ele é Fiel para cumprir esta promessa. Ou você acha que Jesus não vai fazer a vontade de Deus, permitindo que alguns dos que Ele recebeu do Pai se percam? Como disse Jesus: “Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse” (João 17:12).

Portanto, a consequência deste Evangelho é que o Corpo de Jesus não vai chegar no Céu, perante o Pai, faltando alguma parte, amputado, sem um dedo do pé ou da mão. Jesus é um agricultor que cuida bem da Sua “lavoura”, um Senhor que cuida bem da Sua “casa”, um Sumo Sacerdote que cuida bem do “templo”, um marido que cuida bem da Sua esposa, a “Nova Jerusalém” (Apocalipse 21:2), etc.

Portanto, o Corpo de Jesus chegará ao Céu inteiro e perfeito, tão perfeito quanto a própria Cabeça (Jesus), que é ligada ao Corpo, ou melhor, o Corpo é ligado à Cabeça, que faz o que ela manda e a segue para onde ela vai. Jesus mesmo irá apresentar a Igreja ao Pai, como está escrito: “Para a apresentar a si mesmo, igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Efésios 5:27).

De fato, Paulo viu na união de um homem com uma mulher (Gênesis 2:24) uma tipificação da união de Cristo com a Igreja. Portanto, Cristo e a Igreja são um só corpo, são um só. Por isso que a justiça de Cristo é imputada a nós, porque somos um só, e se Ele fez justiça, nós também fizemos (e só por isso que somos salvos).

Deus nos abençoe sempre e nos sustente com Seu amor